terça-feira, 21 de junho de 2011

Internet ganhará novos domínios

O mundo dos nomes de websites está prestes a passar por uma revolução. Por enquanto, um endereço na rede mundial de computadores só pode ser registrado em 22 domínios – como “.com”, “.org” ou “.net” –, mas, a partir do ano que vem, será possível criar extensões como “.shop” para sites de lojas ou “.nyc” para cidades, como Nova York.

A Icann (Corporação Internacional para Registros de Nomes e Números), entidade responsável pela regulação dos nomes dos websites, anunciou ontem que vai liberar o mercado de sufixos de internet. Em tese, isso permite que qualquer pessoa crie novos domínios para o seu site – incluindo ideogramas orientais e caracteres arábes. Na prática, no entanto, a medida vale mesmo para o mundo dos negócios.

“Existe uma taxa de US$ 185 mil para o registro de novos domínios. O cadastro é aberto a todos, mas é claro que essa medida é mais voltada para as empresas”, reconhece Brad White, diretor de assuntos globais da Icann, em entrevista ao Metro.

A nova regulação, que atende a antigas reivindicações de governos e da comunidade on-line em geral, também gera polêmicas. “Por um lado, representa uma excelente oportunidade de marketing para empresas e organizações. No entanto, a quantidade de novas extensões pode causar confusão entre os usuários”, diz Robin Wauters, analista de tecnologia do TechCrunch.com.

*Fonte: eBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos acessar!