Ao longo dos últimos anos, é possível ver como as redes sociais estão sendo utilizadas no mercado de trabalho de uma série de maneiras – contatos iniciais, pequenos negócios e até mesmo grandes corporações estão mergulhando cada vez mais fundo nessas plataformas para encontrar melhores talentos e candidatos a empregos.
Recentemente, mais de 300 profissionais de contratação foram entrevistados para determinar o quanto e como recrutadores estão fazendo a triagem de seus candidatos a emprego em diferentes redes sociais.
O que o estudo constatou foi que mais de 90% dos recrutadores e gerentes de contratação visitam o perfil dos candidatos como parte do processo de seleção.
Durante o processo de contratação, as redes mais acessadas pelos recrutadores são o Facebook, com quase 80%, o Twitter (53%) e o LinkedIn, com 48% das pesquisas. As buscas pelos perfis nas redes sociais são feitas especialmente depois de receber um currículo.
Além disso, cerca de 69% rejeita um candidato dependendo do conteúdo do seu perfil. Os principais motivos que levam um recrutador a fazer isso são mentiras sobre as qualificações profissionais (13%), seguidas de falta de habilidade em se comunicar, posts com conteúdo negativo sobre os empregadores antigos, comentários inapropriados e fotos inapropriadas, todos empatados com 11%.
Em compensação, 68% dos recrutadores que participaram do estudo afirmam contratarem candidatos com base no conteúdo visto nas redes sociais. O principal motivo para isso é a impressão positiva a respeito da personalidade e da boa organização.
*Fonte: Universia Brasil
Recentemente, mais de 300 profissionais de contratação foram entrevistados para determinar o quanto e como recrutadores estão fazendo a triagem de seus candidatos a emprego em diferentes redes sociais.
O que o estudo constatou foi que mais de 90% dos recrutadores e gerentes de contratação visitam o perfil dos candidatos como parte do processo de seleção.
Durante o processo de contratação, as redes mais acessadas pelos recrutadores são o Facebook, com quase 80%, o Twitter (53%) e o LinkedIn, com 48% das pesquisas. As buscas pelos perfis nas redes sociais são feitas especialmente depois de receber um currículo.
Além disso, cerca de 69% rejeita um candidato dependendo do conteúdo do seu perfil. Os principais motivos que levam um recrutador a fazer isso são mentiras sobre as qualificações profissionais (13%), seguidas de falta de habilidade em se comunicar, posts com conteúdo negativo sobre os empregadores antigos, comentários inapropriados e fotos inapropriadas, todos empatados com 11%.
Em compensação, 68% dos recrutadores que participaram do estudo afirmam contratarem candidatos com base no conteúdo visto nas redes sociais. O principal motivo para isso é a impressão positiva a respeito da personalidade e da boa organização.
*Fonte: Universia Brasil
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