quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SEO Pessoal: Aumente Sua Visibilidade na Internet

 
Mais do que oferecer fontes para pesquisas na internet, o Google pode fazer muito por um profissional: o sistema de buscas pode ajudar na promoção do marketing pessoal. Mas para conseguir isso é preciso entender como os softwares inteligentes do Google decidem que um site é mais relevante que outro, colocando-o no topo da lista dos resultados.

Para satisfazê-los, é preciso recorrer ao tão falado "SEO” (sigla do termo em inglês Search Engine Optimization) – um conjunto de técnicas que ajudam um site ou blog a ser mais facilmente encontrado por buscadores como Google e Yahoo. A nutricionista Cristiane Cedra, de São Paulo, fez isso e conseguiu obter ótimos resultados: o número de pacientes em seu consultório aumentou 70% depois que ela investiu no SEO.

Se você digitar a palavra “nutricionista” no Google, o primeiro endereço que irá aparecer na pesquisa é o dela. A visibilidade  faz com que ela receba convites para entrevistas e para dar consultoria nutricional em empresas. “Foi a maneira que encontrei para fazer marketing pessoal”, diz Cristiane. Para manter o nome em destaque, Cristiane publica conteúdos e segue a orientação de um amigo consultor, especializado em SEO. Mas nem sempre é preciso recorrer a um expert para tirar proveito do Google. Veja algumas dicas:

1. Crie um blog em plataformas gratuitas (como blogger.com ou wordpress.com) que são mais amigáveis aos mecanismos de busca. Mantenha perfis profissionais no Twitter e no LinkedIn.

2. Produza conteúdo de qualidade em seu site ou blog para chamar a atenção de profissionais de sua área. Até porque seu site terá mais chances de ser encontrado se tratar do tema que diz respeito àquilo que você quer atuar.

3. Não se esqueça de dar destaque para seu nome e profissão no site. Isso deve fazer com que você seja facilmente identificado nos resultados de busca. Procure fazer com que outros sites publiquem um link com o endereço do seu site profissional ou blog, de preferência faça isso com sites que tratem de assuntos semelhantes ou complementares ao seu.

4. Na internet, repetir palavras-chave ajuda: use-as no conteúdo das postagens.

5. Invista na popularidade. Quanto mais pessoas e sites apontarem para o Link do seu blog ou site profissional, maiores as chances de você ser o primeiro do resultado da busca, pois quanto mais links apontarem para o seu site, mais o robô considerará você uma autoridade no assunto.  Coloque o endereço do site no Twitter, no Orkut, no grupo de discussão e no e-mail.

6. Se você não tem um site ou blog, use o LinkedIn ou o Facebook para divulgar sua imagem na web. O Google os enxerga, diferentemente do Orkut, que jamais aparece no resultado do buscador por questão de privacidade.

Fonte: Você S/A.

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